América do Sul - Brasil - Ribeirão Preto

América do Sul - Brasil - Ribeirão Preto

Things to do - general
  • Vila de São Sebastião – Vila de Entre Rios – Vila de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto

José Mateus dos Reis, dono da maior parte da Fazenda das Palmeiras, fez a primeira doação de terras no valor de 40 mil reis, “com a condição de no terreno ser levantada uma capela em louvor a São Sebastião das Palmeiras”.

Em 2 de novembro de 1845, no bairro das Palmeiras, era fincada uma cruz de madeira como tentativa de demarcação de um patrimônio para a futura capela de São Sebastião.

Com esta, surgiram outras doações objetivando ampliar o patrimônio da capela, doações que foram anexadas à primeira feitas por :

  • José Alves da Silva (4 alqueires),
  • Miguel Bezerra dos Reis (2 alqueires), .
  • Antônio Bezerra Cavalcanti (12 alqueires),
  • Alexandre Antunes Maciel (2 alqueires),
  • Mateus José dos Reis (2 alqueires),
  • Luís Gonçalves Barbosa (1 alqueire)
  • Mariano Pedroso de Almeida (1 alqueire)Os doadores de terras para o patrimônio de Ribeirão Preto são ainda os seguintes
  • João Alves da Silva Primo
  • Severiano Joaquim da Silva
  • José Borges da Costa
  • Ignacio Bruno da Costa
  • Ana Zeferina Terra

Século XIX

Até o século XIX a região era povoada exclusivamente pelos índios Caiapós.

Porém com o passar do tempo o lugar passou a ser dominado pelas fazendas de forasteiros.

O apossamento das terras foi pacífico, sendo que aos poucos elas foram sendo legitimadas e consolidadas por heranças.

Ribeirão Preto fazia parte do território do município de São Simão, juntamente com Dumont, Guatapará, Bonfim Paulista, entre outros.

A região recebia muitos mineiros, que saíam de suas terras já esgotadas para a mineração e procuravam pastagens para a criação de gado.

Várias fazendas se formaram, e Ribeirão Preto se originou a partir da criação da Paróquia de São Sebastião.

A data da criação oficial do município (19 de junho de 1856) foi decidida somente um século depois, pela lei Municipal nº 386 de 24 de dezembro de 1954, baseada em estudo do historiador Osmani Emboaba da Costa.

Um importante fator que contribuiu para o desenvolvimento do município foi a chegada da linha férrea da Mogiana em 1883, que possibilitou a expansão da cultura cafeeira que existia desde 1870.

Alberto Santos Dumont

Vale destacar que em 1879 a família Dumont mudou-se de Valença (RJ) para Ribeirão Preto, onde se estabeleceu na Fazenda Arindeúva, ocupando-se com plantio e beneficiamento de café, através da empresa Dumont Coffee Company.

Trazidos por seu patriarca Dr. Henrique Dumont, vieram sua esposa e seus oito filhos, dentre eles, um jovem chamado “Alberto Santos Dumont“.

Após uma viagem que a família Dumont realizou para Paris em 1891, o idealizador Santos Dumont começou a despertar-se para área mecânica, principalmente para o “motor de combustão interna“, que culminou posteriormente com a construção de um balão (sem motor) e que mais tarde chegou à criação de seu avião.

Desde então, o jovem sonhador não parou mais de buscar alternativas, vindo a receber da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, conforme Lei nº 100, de 4 de novembro de 1903, uma subvenção de um conto de réis para que prosseguisse as pesquisas que, três anos depois, resultaram na invenção do avião.

Século XX

Na primeira metade do século XX, Ribeirão Preto continuou atraindo imigrantes nacionais e internacionais.

Um novo grupo de destaque foram os japoneses, os primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil em 1908.

Também é expressiva a chegada de árabes, especialmente sírio-libaneses.

O município também atraiu durante esse século pessoas de todo o estado de São Paulo e de todo o Brasil.

Na década de 40 começam a chegar as rodovias e melhorias estruturais, tais como investimentos em faculdades e universidades.

Na segunda metade do século XX foram incrementados na economia municipal investimentos nas áreas de saúde, biotecnologia, bioenergia e tecnologia da informação, sendo declarada em 2010 como “polo tecnológico”.

Comparpatilhe isso:
País Brasil
Línguas faladasPortuguês do Brasil
Moeda usadaR$ - Reais
Area (km2)650,916 km2

Esporte e Natureza

No futebol, o município tem como principais representantes o Botafogo, conhecido como "o Pantera da Mogiana", que disputa hoje a Primeira Divisão do Paulista e manda seus jogos no Estádio Santa Cruz, com capacidade para 29 mil pessoas; e o Comercial, conhecido como "Leão do Norte", que manda seus jogos no Estádio Palma Travassos, com capacidade para 18 mil pessoas. O confronto entre essas duas equipes é um dos jogos mais tradicionais do interior de São Paulo, denominado por Come-Fogo.[217] Em setembro de 2006, foi fundado o Olé Brasil Futebol Clube, que desde 20 de abril de 2009 disputa a Quarta Divisão do Paulista sendo o 3º clube profissional do município.[218] O Estádio Santa Cruz, ao lado do Centro de Treinamento Manoel Leão, serviu como base da Seleção Francesa de Futebol durante a Copa do Mundo FIFA de 2014, sendo Ribeirão Preto uma das subsedes da competição.------******------ Além do futebol, Ribeirão Preto conta com vários locais para prática de outras modalidades desportivas. Desde o ano de 2010, Ribeirão Preto passou a sediar a Etapa de Ribeirão Preto da Stock Car Brasil no Circuito de Rua de Ribeirão Preto. O Cartódromo Municipal "Antônio de Castro Prado Neto", construído pela Prefeitura de Ribeirão Preto e diversas construtoras do município no Parque Permanente de Exposições, foi inaugurado em 2000. Com 52 boxes e capacidade para abrigar até 104 karts, o cartódromo ocupa uma área total de 30.656,29 m², com fácil acesso e saída pela rua Santa Rosa do Viterbo em confronto com as ruas Peru e Uruguai. ------******------ Até 2006 a cidade foi representada pelo COC/Ribeirão Preto, equipe que revelou jogadores como Alex Garcia, contratado por 2 temporadas pelo San Antonio Spurs e pelo New Orleans Hornets da NBA, e o ex-técnico da seleção brasileira Aluísio Ferreira. Foi campeão brasileiro em 2003, vice campeão em 1998 e 2001 e ainda único pentacampeão paulista consecutivo (2001/02, 2002/03, 2003/04, 2004/05, 2005/06), com um título invicto e maior número de jogos invicto da história do basquete brasileiro, porém a equipe teve fim após o campeonato brasileiro de 2006, em virtude de divergência entre dirigentes e a confederação de basquete brasileiro. Em 2012 se transformou no SEB-COC Ribeirão Preto.------******------- O Raça Rugby Ribeirão (RRR) foi fundado em 1992 por alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).------******------ No atletismo destaca-se a Meia Maratona de Ribeirão Preto, competição de rua com percurso de 5 km e 10 km percorrendo algumas das principais avenidas da cidade.----------**********----------Imagem Esportre e Natureza

Informações sobre a Vida Noturna

A Choperia Pinguim, choperia fundada na década de 1930 que hoje tem destaque nacional e até internacional;Imagem Vida Noturna

Informações sobre a Cultura

Atrativos naturais e arquitetônicos ------******-------Museu do Café "Cel. Francisco Schmidt", anexo à USP. ---***---A Praça Alto do São Bento, localizada no ponto mais elevado do município, onde está a escultura de bronze do Sagrado Coração de Jesus, idealizado pelo Monge Beneditino D. Casimiro Mazetti, e inaugurada em 1952;---***---A Avenida Nove de Julho, que abriga cerca de 30 bancos, entre comerciais e de investimentos, além de seguradoras, consórcios, bares, restaurantes e lanchonetes;---***--- O Palácio Rio Branco, inaugurado em 26 de maio de 1917, que sedia a Prefeitura, a Secretaria de Governo, Secretaria da Casa Civil, Coordenadoria de Comunicação Social, Astel (Assessoria Técnica Legislativa), Seção de Leis e Decretos;---***---O "Quarteirão Paulista", conjunto arquitetônico que abrange o Teatro Pedro II, o prédio do antigo Palace Hotel e o Edifício Meira Júnior, onde funciona o "Pinguim"---***--- e a Praça XV de Novembro, marco de referência histórica e geográfica que localiza-se na região central da cidade e começou a ser construída em 1900.-------********-------- Alguns museus se destacam na cidade, como o "Museu do Café Francisco Schimdt", que foi construído no início de 1950, conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café. Seu acervo é formado por grandes esculturas, carros de boi, troles, máquinas de beneficiar café, além de fotos do período áureo do café da região de Ribeirão Preto.---***--- Outro museu de grande relevância é o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (MARP).---***--- A cidade dispõe de outros museus, como Museu de Ordem Geral e Museu da Imagem e do Som. ---***---Além da novíssima Casa da Memória Italiana, que pretende ser cenário de um acervo multimídia com os relatos das famílias que formaram a cultura de Ribeirão Preto. As histórias das três famílias proprietárias do imóvel são as primeiras a compor o patrimônio do espaço. A casa foi construída por uma fazendeira de café e comprada em 1941 por Pedro Biagi, avô do empresário Maurílio Biagi Filho, um dos atuais donos do casarão.Imagem Cultura Imagem História

Infelizmente não há hotéis cadastrados para esta localidade no momento

Infelizmente não há ofertas de auto-atendimento cadastrados para esta localidade no momento

AGRISHOW - 24a. Feira Internacional de Tecnologia Agrícola

AGRISHOW - 24a. Feira Internacional de Tecnologia Agrícola

América do Sul - Brasil - Ribeirão Preto
AGRISHOW – Maior Feira Internacional de Tecnologia Agrícola da América Latina. Em 2017, a Agr Leia mais

Infelizmente não há ofertas de cruzeiros marítimos cadastrados para esta localidade no momento

Infelizmente não há ofertas de aluguel de carros cadastrados para esta localidade no momento